quinta-feira, 19 de março de 2015

Seu filho fala corretamente? Até quando isso pode ser um problema



Saiba como a escola pode ajudar.


Quando as crianças esboçam as primeiras palavras, é normal que os pais fiquem ansiosos para que as crianças desenvolvam logo a fala. Porém, algumas acabam trocando letras, ou apresentando outras dificuldades. Entenda até que ponto isso é normal e como identificar o momento de buscar auxílio profissional.

Algumas dicas das professoras da escola Sistema de Ensino Doce Vida para que seu filho possa aprender as palavras corretamente:

§  Evitar diminutivos auxilia a criança a repetir corretamente um termo, já que, na forma original, ele se torna mais simples de pronunciar.
§  É necessário estar atento a possíveis alterações que persistam mesmo com as correções, principalmente na fase de alfabetização. Nesse período, é normal que a criança que fale errado também escreva errado. Com isso, surgem dificuldades na estrutura dos textos, na leitura e na ortografia. Buscar um tratamento é bastante recomendado.
§  Outra recomendação é para quando o filho costuma ser muito calado. O que pode ser considerado apenas timidez talvez esconda um distúrbio da fala. Muitos se mantêm quietos simplesmente porque têm dificuldade de pronunciar e reproduzir os sons corretamente. Redobrar a atenção para esses fatores também é fundamental.

Resolver o problema enquanto a criança ainda é pequena garante um tratamento mais curto e eficaz. Porém, nada impede o individuo que apresente alguma disfunção de iniciar o acompanhamento fonoaudiológico em qualquer fase da vida.